
Por Que Teatro?

“As capacidades intelectuais como a espontaneidade, a imaginação, a observação, a percepção e o relacionamento social, inatas em todo ser humano, mas que necessitam desenvolver-se mais e mais, encontram nas atividades dramáticas o seu maior estímulo.
As habilidades físicas – voz, olhar, gestos, movimento, equilíbrio, flexibilidade, expressão corporal e verbal – desenvolvem-se através dos exercícios dramáticos.
Da união do corpo e da alma, tangidos pelo teatro, nasce a criação para tornar a vida mais rica e ativa.”
(Olga Reverbel em OFICINA DE TEATRO)

Teatro é corpo, é forma, é movimento; é som, é palavra, é silêncio; é luz, é sombra, é cenário, é figurino; é interpretação, é improviso, é construção; e é muito mais.
Teatro estimula o trabalho coletivo e colaborativo e, ao mesmo tempo e com a mesma intensidade, defende a importância das ideias, da expressão e do processo de cada indivíduo.
Teatro é colocar-se em jogo através de encontros - encontros reais entre pessoas reais em um espaço-tempo real. No teatro, podemos ouvir e falar; podemos ver e ser vistos; podemos sentir o outro e nos sentir; podemos experimentar situações, compartilhar experiências, construir obras e relações. Para estarmos sensíveis e abertos aos encontros que o teatro propõe, a técnica teatral trabalha o corpo em movimento, a voz em ação, o despertar e o controle das emoções, da respiração e do gesto.

Nesse sentido, o teatro desenvolve habilidades e aptidões importantes, tais como:
- Expressão Corporal
- Expressão Vocal
- Criatividade
- Reflexão
- Comunicação
- Concentração
- Autoconhecimento
Por tudo isso, fazer teatro pode trazer benefícios para todas as pessoas, de todas as idades, que pretendam ou não seguir carreira artística.

“É sempre uma experiência prazerosa assistir a quem sabe contar e representar uma boa história, mesmo que a pessoa não seja um ator profissional. Essa é uma habilidade que qualquer um pode desenvolver. (...)
Quando fazemos teatro, desenvolvemos nosso corpo, nossa imaginação, nossos pensamentos e nossas relações. Mais do que isso, descobrimos que o ser humano tem muitos mundos dentro de si e que ele pode ser uma pessoa mais alegre, feliz e criativa se aprender a compartilhar tudo isso com os outros – o que o teatro nos ajuda a fazer!”.
(Cassiano Sydow Quilici em AS VELHAS FIANDEIRAS)
