
Crianças
Brincadeiras Teatrais
(3 a 5 anos)
As Brincadeiras Teatrais são uma combinação de histórias e jogos, próprios para o imaginário infantil, propondo às crianças atividades a partir do que o teatro nos oferece de ludicidade e meio para expressão. Com estas atividades, as crianças são estimuladas a usarem a expressão de seus corpos, de seus sons e de suas ideias para vivenciar e recontar histórias.
Não há o compromisso de ensaios e apresentações. Respeitando o ritmo de cada criança e de cada turma, podem haver 2 momentos de compartilhamento de trabalho, um no Festival de Inverno (que acontece entre junho e julho) e outro no Festival de Verão (que acontece entre novembro e dezembro). No Festival de Inverno, pode haver uma aula em que os alunos possam convidar as suas famílias, para que os pais e os irmãos (ou outros familiares que a criança desejar chamar) vivenciem, junto com elas, jogos teatrais desenvolvidos ao longo das aulas. No Festival de Verão, pode haver a apresentação de alguma história que tenhamos desenvolvido ao longo dos meses de Brincadeiras Teatrais.

Curso de Teatro
(a partir de 6 anos)
O Curso de Teatro trabalha com o que o teatro tem de mais universal e lúdico, despertando interesse em crianças de qualquer idade e oferecendo ferramentas importantes para a vida dentro e fora do palco.
A equipe de orientadoras, com experiência na arte de encenar e ensinar, valoriza tanto as construções coletivas quanto o processo artístico de cada aluno, respeitando o desenvolvimento próprio de cada faixa etária e de cada indivíduo.
O Curso de Teatro está organizado em ciclos anuais, estruturados de maneira a oferecer uma experiência diferente e complementar a cada ano, integrando o trabalho teatral a vivências com as outras artes - música, dança, artes visuais, circo e literatura. As aulas são semanais, com 2 horas de duração. As turmas são divididas por idade.
O curso é composto por exercícios que desenvolvem a consciência corporal e vocal; por JOGOS TEATRAIS que favorecem a expressão corporal, a expressão vocal e o pensamento criativo; por ATIVIDADES DE CRIAR que possibilitam a vivência do trabalho do ator, do sonoplasta, do figurinista, do cenógrafo, do diretor; por propostas que necessitam do trabalho coletivo e colaborativo; por momentos de conversa e debate que estimulam a reflexão e o pensamento crítico.
-
Jogos Teatrais
Os JOGOS TEATRAIS são utilizados em muitos processos de criação em teatro porque são um caminho para trabalhar elementos essenciais ao fazer teatral. No trabalho com crianças e adolescentes, os jogos funcionam como uma brincadeira séria, uma maneira inteligente e divertida de atingir questões importantes para o desenvolvimento de qualquer pessoa, que vá ou não seguir carreira artística.
-
Atividades de Criar
As ATIVIDADES DE CRIAR envolvem propostas de criação em diferentes esferas do fazer teatral, apresentando aos alunos os múltiplos trabalhos dentro do teatro e desenvolvendo a criatividade amplamente.

Vale dizer também que, no Curso de Teatro, o papel da plateia é sempre estimulado, valorizado e tratado como uma atitude ativa (e não passiva). Estar na plateia, neste curso, é considerado tão importante quanto estar no palco, sobretudo por 3 motivos:
- O teatro é feito do encontro entre atores e espectadores, de modo que, sem plateia, não há teatro
- Quando estamos na plateia, aprendemos muito com os acertos e os erros de nossos colegas que estão no palco, se formos observadores atentos e respeitosos
- A atitude de quem está na plateia influencia diretamente quem está no palco, já que todos estão numa mesma sala de trabalho (então, se estamos sonolentos ou estamos conversando ou estamos atentos, faz bastante diferença).

Justamente porque entendemos que o encontro entre atores e espectadores é importante, a nossa programação prevê 2 momentos para que nossos atores-alunos possam encontrar seus espectadores-amigos e familiares, compartilhando parte do que foi vivenciado e produzido ao longo do curso: o Festival de Inverno e o Festival de Verão.
As peças criadas terão o tamanho de nossos alunos. No melhor sentido do termo. Elas serão concebidas e construídas em parceria com eles, que serão sempre incentivados a exporem suas ideias em todas as etapas da criação. Por isso também, as peças terão temática, duração e características diferentes, de acordo com a faixa etária e o perfil de cada turma.
